Relatório de
aplicação do jogo de fichas escalonadas
Em duplas os
alunos receberam os jogos contendo nove fichas em unidades de 1 ao 9, nove
fichas de dezenas do 10 ao 90 e nove fichas de centenas do 100 ao 900.
Deixei os alunos livres para escolher o colega
com que iam jogar e aqueles alunos que tinham mais dificuldades fiquei ao lado
ajudando-os.
Percebi que os
alunos mais rápidos em montar o número eram aqueles que organizavam os jogos na
mesa, as outras duplas foram percebendo
e começaram a organizar as fichas na mesa.
A medida em que a professora ia ditando os
números de três ordens, eles montavam, quem primeiro representou o número
marcava ponto, ganhou quem primeiro representou os valores ditados nas dez
rodadas.
EMEF.”PROFª CLAÚDIA MARIA GASPAR QUEIRÓZ DO PRADO”
PROFESSORA: MIRIAN – 3ºANO B DATA: 03/10/2014
RELATÓRIO DE
AULA COM O TANGRAM
Para
iniciar o trabalho, passei o DVD da história do que é o Tangram, de como surgiu, de como ele funciona, eles assistiram que é um quebra-cabeça chinês,
formado de sete peças e a lenda
principal e mais difundida a respeito do surgimento do Tangram, diz que no século XII um monge
taoísta deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de
arroz, pincel e tintas e disse para ele viajar pelo mundo e anotar tudo que
visse de belo e depois voltasse. O discípulo ficou tão emocionado com a tarefa
que deixou cair o quadrado de porcelana partindo-o em 7 pedaços. O discípulo,
tentando reproduzir o quadrado, percebeu uma imensidão de belas e conhecidas
figuras feitas a partir das 7 peças. Assim, percebeu que não precisava mais
correr o mundo, pois tudo que era belo poderia ser formado pelas 7 peças do
Tangram.
Distribui um quadro de quebra cabeça só traçado ,
para cada dupla de alunos, pedi que eles recortassem e montassem uma das figuras sugeridas no DVD, e
cada dupla escolheu que figura iriam montar, o trabalho foi muito agradável, eles
pediram para repetirmos o mesmo novamente.
Com as peças do Tangram eles montaram animais e pessoa.
Com as peças do Tangram eles montaram animais e pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário